Uma grande dor de cabeça em qualquer jardim ou horta...
Os caracóis e lesmas vivem em locais húmidos e sombreados, normalmente durante a noite atacam as folhas, caules e brotos novos, causando estragos consideráveis e podem mesmo levar à morte de plantas mais sensíveis.
Algumas formas de controlo:
- Colecta manual
- Moluscicida (normalmente à base de metaldeído, actua por ingestão e contacto levando a morte de caracóis e lesmas)
-Armadilhas biológicas: Meia casca de laranja virada para baixo com uma pequena abertura bem como panos embebidos em cerveja ou leite dispostos junto à cultura infestada. Colocar estas armadilhas ao anoitecer e recolher no dia seguinte bem cedo. Quando aplicado em recipientes fundos leva a morte por afogamento.
- Barreiras: Cal ou cinza dispostos em faixas de 20 cm de largura em volta da cultura. Estas faixas dificultam o acesso de lesmas e caracóis à cultura. Reposição após cada chuva ou semanalmente. Colocar em torno das plantas ou aplicar nos vasos uma tira de cobre que irá actuar como condutor de electricidade, provocando um pequeno choque no caracol ou lesma.
- Predadores: Galinhas, patos, ouriços, toupeiras, ratos, lagartixas, aves como o gaio o melro e o corvo, alguns insectos como o pirilampo e alguns besouros.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário